quarta-feira, 29 de outubro de 2014

0

Outubro Rosa


No Brasil, o câncer de mama é o tumor que mais mata as mulheres, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer, o Inca. 

O que é o câncer de mama ? 

O câncer de mama é um tipo de tumor maligno, originado da multiplicação exagerada e desordenada de células na região mamária. Este tumor ocorre quando as células denominadas malignas têm a capacidade de invadir outras células sadias à sua volta e se proliferar. O tempo de crescimento e desenvolvimento do câncer de mama pode variar. Por esse motivo, muitas vezes ele não se torna palpável no estágio inicial.

Estatisticamente, o câncer de mama é um dos tumores mais comuns entre as mulheres. Os homens também podem desenvolver este tipo de tumor, o que é muito raro, apenas 1% dos casos é de incidência masculina.
Nódulo único endurecido.
Diagnostico Precoce :
O diagnóstico precoce é um grande aliado no tratamento do câncer de mama. Pacientes tratadas em fases inicias têm mais chances de cura, mais sobrevida e qualidade de vida. Normalmente, é realizado através de três procedimentos básicos: o auto-exame, o exame clínico e a mamografia.
O auto-exame é um método complementar utilizado pela própria mulher ao examinar suas mamas através da palpação e da visualização do aspecto de seus seios.
Além do auto-exame, é necessário o exame clínico realizado por um médico treinado, para que ele também através da palpação verifique se há algum nódulo.
O terceiro procedimento é a mamografia, que permite um diagnóstico mais preciso. É realizado através de um aparelho raio-X chamado mamógrafo, que consegue, na maior parte das vezes, detectar pequenos nódulos. Em casos mais específicos, pode ser feito também uma ressonância magnética. Há também os procedimentos auxiliares que ajudam na detecção precoce do câncer como a ultra-sonografia, o exame citológico e a biópsia.
Sintomas 
Abaulamento de uma parte da mama.
Edema (inchaço) da pele.
Eritema (vermelhidão) na pele.
Inversão do mamilo.
Sensação de massa ou nódulo em uma das mamas.
Sensação de nódulo aumentado na axila.
Espessamento ou retração da pele ou do mamilo.
Secreção sanguinolenta ou serosa pelos mamilos.
Inchaço do braço.
Dor na mama ou mamilo.
Estatísticas

Por: Eduarda Rosa
Categoria: Outubro Rosa






Comentários
0 Comentários

Sem comentários:

Enviar um comentário

- See more at: http://www.ecleticus.com/2011/10/slide-que-funciona-automatico-no.html#sthash.og9zYgJC.dpuf